segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

* Adão, Eva, Caim e Abel, é uma parábola? Sim.

Adão, Eva, Caim e Abel, é uma parábola? Sim.

Amigos,
A parábola de Adão e Eva está no Livro de Gênesis. Trata-se de um gênero literário próprio do povo hebreu, escrito de acordo com a cultura, os costumes e conhecimentos daquele tempo, sendo um texto rico em símbolos e poesia.
A narrativa sobre Adão, Eva, Caim e Abel, como está registrada na Bíblia, encontra sentido apenas se for lida dentro da visão da simbologia.

Se tentarmos compreender o texto a partir somente de uma interpretação literal, corremos o risco de não entendê-lo adequadamente.
A interpretação literal de um texto é sempre a forma mais limitada de se interpretar esse mesmo texto.
Utilizemos o bom senso para analisar apenas alguns aspectos desse texto da Gênesis rico em símbolos.
Serpente não fala. Nunca falou!!! (Gênesis, capítulo 3). Apenas na literatura redigida em linguagem figurada, simbólica, isso se torna possível e aceitável.

Se o fruto proibido fosse mesmo tão cobiçado em razão de seus benefícios, a lógica seria a própria serpente o comer.
Na Terra teriam restado apenas três pessoas depois do assassinato de Abel. Essas pessoas eram Adão, Eva e Caim. Então por que Deus expulsou e colocou um sinal em Caim para que ninguém o matasse? Ora, então havia mais gente, e essa gente era capaz de matar Caim!!! (Gênesis, capítulo 4, versículos 8 a 15).

Caim fugiu para a terra de Node. E se casou!!! Casou com quem??? De onde surgiu essa mulher para Caim se casar??? Então essa mulher também já existia!!! (Gênesis, capítulo 4, versículos 16 e 17).

Esses são apenas alguns aspectos absolutamente contraditórios à luz da razão. Mas se esses aspectos estão contidos dentro de um gênero literário conhecido como parábola, no qual a simbologia é muito utilizada, então eles podem ser aceitos e tranquilamente considerados, todavia devem ser estudados adequadamente para que se alcance o entendimento do que eles querem realmente expressar.
O Livro da Gênesis traz grandes revelações ao mundo!!! São preciosos ensinamentos que o povo hebreu ofertou à humanidade. São verdades encobertas por uma linguagem simbólica. Essa linguagem dos símbolos precisa ser estudada!!!

Se forem compreendidos os símbolos, ficarão compreendidas as verdades que estão por trás deles.
A Bíblia Sagrada é o grande Livro dos Cristãos. O que precisamos é estudá-la com muito carinho para encontrarmos os verdadeiros tesouros que nela existem.
 
Um grande abraço a todos.
Marcelo Badaró Duarte.

14 comentários:

  1. a bíblia é palavra revelada,se o próprio DEUS não quiser revelar continuará encoberto,outro aspecto é o da serpente,quando DEUS fez o homen satanás já havia caido a serpente representa satanás, por isso ela própria não não comeu e induziu o homen ao pecado,já o falar da serpente eu acredito que ela não falava mas o que eles ouviram foi o inimigo,e se tratando de caim a bíblia relata só caim abel e sete porem os historiadores relatam que adao e eva tiveram outros filhos e a esposa de caim foi sua irmã ou sobrinha na época não existia a lei e para terra ser povoada necessitava ser assim começou por dois povos de caim os caimitas e de sete os setistas e tambem o termo conhecer na bíblia significa ter relacionamento intimo por tanto a bíblia diz que caim foi para a cidade tal... e conheceu a sua esposa quer dizer: ele levou sua sobrinha ou irmã para a cidade tal... e à possuiu como esposa e assim foram gerados os outros povos.
    Que DEUS vos abençoe

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marcelo! Muito interessante sua abordagem ao assunto eu tb já havia questionado o assunto mas infelizmente a grande maioria ainda não quer raciocinar e com isso aparecem os aproveitadores para ludibriarem. Quero parabenizá-lo pelo blog que realmente é excelente e vc como divulgador do espiritismo está fazendo a sua divulgação que é segundo emmanuel uma caridade para que as pessoas pesquisem, estudem e conheçam essa doutrina de jesus! abraços e muita paz. David Veloso Furtado. Rio Pomba-mg.

    ResponderExcluir
  3. Cavalcante, 26 de agosto de 2013 22:00


    Amigo Marcelo

    Gostei da abordagem que você fez dos capítulos iniciais da Gênese.
    Muito bom. Mas, os nossos irmãos evangélicos sempre arranjam uma saída para uma dificuldade qualquer, que assegure a inerrância da Bíblia. No caso de Caim, mesmo sem constar na Bíblia, encontraram uma esposa para ele, sendo uma sobrinha ou irmã dele próprio, que, aliás, nem havia nascido ainda!

    Digno de nota, é a afirmação do próprio Deus (Jeová) que havia pessoas habitando outras terras, além da família de Adão. Vejamos no cap. 4 os versos 15 e 16:

    15-O Senhor porém lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.

    16- Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

    Está muito claro que o próprio Deus admite que alguém poderia encontrar Caim e querer tirar-lhe a vida na terra de Node para onde ele viajou sozinho, deixando apenas o pai e a mãe

    Por outro lado, levando em conta as revelações espíritas sobre os exilados de Capela que para aqui vieram há 6 mil anos e encontraram o planeta já habitado por raças primitivas, pode-se afirmar que a região de Node já se achava habitada por nativos, em concordância com o relato bíblico.

    A revelação espírita está aí à disposição de quem quiser esclarecimentos que a interpretação literal do texto bíblico não facilita a compreensão.

    Por falar em Doutrina Espírita, pergunto ao amigo Marcelo, porque o amigo não não apresenta um post explicando o que deu errado na 1ª Revelação, através de Moisés, em que Deus, o Senhor Supremo do Universo é confundido com um deus tribal, "terrível, ciumento, vingativo, o Deus cruel e implacável, que rega a terra com o sangue humano, que ordena o massacre e o extermínio dos povos, sem excetuar as mulheres as crianças e os velhos e que castiga aqueles que poupam as vítimas" ( A Gênese-Kardec-cap 1. item 23), diferentemente do Deus proclamado por Ezequiel no cap. 33 verso 11 que diz: "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva."

    A Bíblia tem disso. Nos livros de Moisés Deus é apresentado como a imagem e semelhança do próprio homem, e que se compraz em ser o deus de um único povo - o povo de Israel. Já nos livros de outros profetas vemos o Deus verdadeiro pai de toda a humanidade como proclamava Jesus dizendo "... Subo para meu Pai e vosso Pai. Meu Deus e vosso Deus" João 20:17.

    Era isto o que tinha a comentar. Aguardo o post solicitado ao amigo. Fique com Deus e muita paz

    Cavalcante

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas, você fez uma excelente análise! Infelizmente muitos irmãos ainda se prendem às descrições literais da bíblia, a bíblia é um livro rico em simbologias e aberto à diversas interpretações conforme o grau intelectual de quem a lê, porém, muitas pessoas ainda insistem e assumem ideias tomadas em uma era de ignorância ao qual se fez necessário descrever as obras de Deus através de parabolas, por que a humanidade daquela época simplesmente não entenderia o principio de nossa existência e verdade propriamente dita. Tendo em vista que o próprio Jesus, conhecedor do plano de deus precisou passar seus conhecimentos através de parábolas que poderiam ser interpretadas conforme a humanidade caminhasse para a evolução moral e intelectual. Seria fugir da razão acreditar que Deus nos fez do barro, pois se assim o fosse, nasceríamos do mesmo e não através do humanos.

    ResponderExcluir
  5. bom dia Marcelo responderei a todas as suas criatividade com relaçao a bíblia sagrada.
    com respeito a serpente falar, era satanas o diabo que estava falando com eva usando a serpente em forma de um ventriloco para fazer eva pecar contra Deus.
    Segundo: quanto a Caim se casar a Bíblia diz que Adão e eva tiveram Abel,Caim,Sete e filhos e filhas (Gênesis capitulo 5 verssículo 4) traduçao novo mundo, por isso em Gen,1:28 se fez a ordem de fecundar e tornar muitos.
    Portanto caro colega, á Bíblia é um livro de fatos e nao de fábulas pois ela é devidamente sagrada
    segundo aos timoteos cap 3 :16. qualquer dúvida publique e eu tirarei a báse da bíblia e não de conto fabuloso CLAUDIO BERTH

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Marcelo! É natural a diversidade de opiniões acerca do assunto "Bíblia"! Como o entendimento correto depende do maior ou menor grau de compreensão que possuímos em função do desenvolvimento de nosso raciocínio lógico, é normal as mais variadas e díspares interpretações! Para alguns a Bíblia encerra a "palavra" de Deus; para outros que concordam, o que precisa ser buscado e entendido é o conceito de "palavra" posto que para chegarmos à "palavra" há que se "falar", e somente "fala" o bicho homem! E seria uma infantilidade nossa reduzirmos Deus a um Ser antropomórfico! Felizmente hoje, já temos o conceito espírita que em nossa opinião, é o mais correto e atende à nossa atual compreensão: "Deus é a Inteligência Suprema, Causa Primeira de Todas as Coisas"!

    ResponderExcluir
  7. Só esplicar melhor para Robson Carlos
    Caim matou Abel e Abel não teve filhos e não se casou
    E seu irmão sete nasceu depois que Caim já tinha casado com a moça em node
    Eles eram só caim e Abel
    Então com certeza ja havia pessoas na terra além de Adão Eva e caim e seus filhos tanto que como axistiria japoneses alemãs africanos etc
    Pesquise melhor que vai compreender ok

    ResponderExcluir
  8. Só esplicar melhor para Robson Carlos
    Caim matou Abel e Abel não teve filhos e não se casou
    E seu irmão sete nasceu depois que Caim já tinha casado com a moça em node
    Eles eram só caim e Abel
    Então com certeza ja havia pessoas na terra além de Adão Eva e caim e seus filhos tanto que como axistiria japoneses alemãs africanos etc
    Pesquise melhor que vai compreender ok

    ResponderExcluir
  9. Só esplicar melhor para Robson Carlos
    Caim matou Abel e Abel não teve filhos e não se casou
    E seu irmão sete nasceu depois que Caim já tinha casado com a moça em node
    Eles eram só caim e Abel
    Então com certeza ja havia pessoas na terra além de Adão Eva e caim e seus filhos tanto que como axistiria japoneses alemãs africanos etc
    Pesquise melhor que vai compreender ok

    ResponderExcluir
  10. Só esplicar melhor para Robson Carlos
    Caim matou Abel e Abel não teve filhos e não se casou
    E seu irmão sete nasceu depois que Caim já tinha casado com a moça em node
    Eles eram só caim e Abel
    Então com certeza ja havia pessoas na terra além de Adão Eva e caim e seus filhos tanto que como axistiria japoneses alemãs africanos etc
    Pesquise melhor que vai compreender ok

    ResponderExcluir
  11. Só esplicar melhor para Robson Carlos
    Caim matou Abel e Abel não teve filhos e não se casou
    E seu irmão sete nasceu depois que Caim já tinha casado com a moça em node
    Eles eram só caim e Abel
    Então com certeza ja havia pessoas na terra além de Adão Eva e caim e seus filhos tanto que como axistiria japoneses alemãs africanos etc
    Pesquise melhor que vai compreender ok

    ResponderExcluir
  12. Essa da Cobra, até meu neto de 5 anos sabe que cobra não fala- Que absurdo em pleno século 21 ainda tem gente que acredita. Quanto que Adão não era, não foi os primeiros a estarem na terra, é tão óbvio. Após irmos para os mundos dos espíritos, veremos o estrago que certas religiões fizeram com o povo, lhes passando tantas coisas errôneas.

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha essa doutrina espírita abençoada a terceira revelação cada um no seu tempo papai do céu não viola consciências

    ResponderExcluir